A maneira mais fácil de detectar descontos indevidos na aposentadoria é verificar o extrato do benefício disponível no site ou no aplicativo do Meu INSS.
Sobre o IRRF, é praticamente impossível haver equívocos, haja vista que a Receita Federal é bem correta na aplicação nas alíquotas de imposto. Então, pode ficar tranquilo quanto a isso.
Já sobre o empréstimo consignado, há um relatório chamado Extrato de Empréstimo Consignado – HisCon que também pode ser acessado pelo site ou pelo Meu INSS para, primeiramente, descobrir se há descontos indevidos na aposentadoria e, depois, ver se você realmente solicitou esse montante financeiro.
Além disso, você pode conferir o valor correto de cada desconto através do saldo bancário subtraído dos descontos anteriores.
Infelizmente, não existe nenhuma maneira de fazer esse processo automaticamente. Portanto, você precisará verificar manualmente o extrato do INSS para evitar fraudes de descontos.
Seja qual for a forma de auditoria, os descontos indevidos na aposentadoria virão de alguma das fontes descritas acima. Dessa forma, verifique os dados com base nas informações citadas anteriormente.